Praça do Hipódromo ou Tertuliano Feitosa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

A Praça Tertuliano Feitosa ou Praça do Hipódromo, localizada no bairro do mesmo nome, é uma homenagem a Antônio Feitosa, filho de um dos líderes da Revolução Praieira de 1848 e que era dono de um sítio que lhe herdaria o nome e onde eram localizadas as reuniões do último movimento libertário ocorrido em Pernambuco.

A Praça do Hipódromo está integrada a Vila do Hipódromo e se destaca como modelo de habitação, pioneiro no Recife dos anos 30 e que contou com profissionais notáveis como Joaquim Cardoso, Antônio Baltar, Airton Carvalho, Hélio Feijó e João Correia Lima.

Planejada para ocupar uma área de pouco mais de 1,25 hectares, onde funcionou o hipódromo, deveu o nome ao bairro. A Praça teria a função de agregar o conjunto dos equipamentos sociais ao conjunto de moradores da localidade, oferecendo um espaço que fosse o prolongamento de suas casas.

Assim, a Praça do Hipódromo passou a ser um lugar de destaque no bairro, pelas suas peculiaridades paisagísticas, dando um equilíbrio ambiental e espaços aprazíveis, contrastando dos cheios e vazios, para a escala do casario que lhe cinge o entorno, além do expressivo conjunto vegetal ali presente.

Flora

Um dos pontos de atração da Praça do Hipódromo é um lago irregular, de linhas sinuosas e Ilhota com acesso através de pontilhão, ornamentado por plantas aquáticas; além de uma farta vegetação composta por jacarandás, oitizeiros, flamboyants, mulungus, e uma variedade de palmeiras.

Estrutura

Academia de musculação/ Parque com brinquedos para crianças/ Quiosque feito de palhoça para jogos de dominó dos frequentadores do Clube da Boa Saúde.

Localização

Local: Bairro do Hipódromo
Área: 12.558,61 m2
Projeto identificado: Ridete Tavares, Maria do Socorro Mussalém (1976)

Entorno

A Praça, que tem nas adjacências o Grupo Escolar Clóvis Beviláqua, foi motivo de inspiração de poetas, jornalistas e musicistas como Stélio Gonçalves, professor Jaime Griz e o compositor Mário Griz, sempre contou com o apoio do vereador Liberato Costa Júnior, antigo morador do bairro, e das Associações Comunitárias, a exemplo do Clube da Boa Saúde.

[maxbutton id=”1″ ]

Veja também

Praça Dezessete

A Praça Dezessete homenageia os heróis da Revolução Republicana de 1817. A origem de seu